sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Ponta-pé inicial!

Sexta-feira à noite, já passa da meia noite.

Há bem pouco tempo atrás, estar em casa numa sexta-feita à noite me traria enorme sofrimento. Eu ficaria deprimida, me achando o último dos seres, sem amigos, sem ninguém. Morar sozinho por muito tempo às vezes faz isso às pessoas.

No entanto, hoje foi uma das noites mais reveladoras da minha vida. E tudo aconteceu no silêncio da minha casa, após a recitação de um Gongyo na companhia de bons amigos do meu Bloco. Não estou me sentindo nem um pouquinho triste, ao contrário! Estou extramente feliz com o que aprendi hoje!

Para quem não está entendendo muita coisa, deixa eu explicar. Este é um blog criado com um objetivo: para que eu reflita aqui sobre a minha aprendizagem e prática nesse universo chamado Budismo de Nitiren Daishonin.

Quero dizer que não sou nenhuma expert no assunto. Ao contrário. Sou uma iniciante. Apenas gosto de escrever e compartilhar minhas experiências.

Tenho um outro blog, com outro objetivo. Tem um título inusitado, que quase sempre causa confusão. Chama-se ex-boazinhas. Mas, para quem ler a postagem Boazinha, a definição, vai entender meus reais motivos. Lá cito um texto da Martha Medeiros, que fala o seguinte: "As boazinhas não têm defeitos. Não tem atitude. Conformam-se com a coadjuvância. Ph neutro". Minha vontade de agradar aos outros era tanta, que na tentativa de parar de me anular fazendo isso, criei um blog chamado Ex-Boazinhas.

Mas o blog, em si, não deu resultado. Fiquei apenas tentando agir diferente, me auto-intitulando ex-boazinha.

Hoje, lendo o site oficial da organização que participo, me deparei com o seguinte ensinamento budista:

Daimoku de juramento Seigan
É o Daimoku realizado por quem tem consciência de seu papel como protagonista, um transformador do próprio destino. Essa consciência abre as portas da mente da pessoa para a energia vital que se manifesta durante a prática do Gongyo e do Daimoku.

Vocês prestaram atenção à palavra PROTAGONISTA? E como é contrária ao "Conformam-se com a COADJUVÂNCIA" utilizada pela Martha Medeiros para definir boazinhas?

Sou budista há bem pouco tempo, desde fevereiro deste ano. Minha decisão foi rápida. Tudo o que eu ouvia e lia a respeito do Budismo de Nitiren Daishonin fazia muito sentido na minha vida. Mas o principal de tudo o que ouvi diz respeito a ser protagonista. Algo procurado por mim há muito tempo.

No Budismo de Nitiren Daishonin, você é quem toma as rédeas da sua vida, ou transforma seu próprio destino, como a chamada deste novo blog. Ou então, torna-se o protagonista de sua existência. Nada mais depende do outro, de algo exterior. A sua felicidade está nas suas mãos. É você quem decide ser feliz!

Ao conversar com meus amigos aqui em casa hoje, a vontade de escrever sobre o Budismo se concretizou. Já havia comentado, há algum tempo, com a minha amiga que me apresentou o Budismo, minha vontade de compartilhar minhas experiências por meio de um blog e assim realizar o Chakobuko.

Muitas palavras novas, não é? Realizar o Chakobuko é falar do Budismo para as outras pessoas, é mostrar um caminho para o bem, é ser feliz e desejar que as outras pessoas também sejam.

Então, é com esse desejo que o blog nasceu. Poder compartilhar aqui as minhas experiências, falar do Budismo, desejar que mais pessoas transformem seu próprio destino.

Esta ainda é uma postagem tímida. Um marco. Um ponta-pé inicial. O cortar as fitas. Inaugurar.

Espero compartilhar aqui minhas conquistas como praticante do Budismo de Nitiren Daishonin, os aprendizados, a nova visão de mundo. Contar pequenas histórias que representam grandes transformações.

Para os praticantes do Budismo, espero que gostem. Para os simpatizantes, talvez uma leitura agradável. Ai... e eu já estou fazendo de novo... querendo agradar todo mundo! Bem, para os que não gostarem, tudo bem. O que importa é que sou eu quem estou adorando escrever este blog :)

Uma boa noite a todos e sejam bem-vindos!



5 comentários:

  1. Fiquei emocionada e muito feliz com seu blog. Sei que essa era a resposta da minha mensagem. Nam-myoho-rengue-kyo, nam-myoho-rengue-kyo Omara

    ResponderExcluir
  2. Oi Omara!!! Também estou feliz com o blog!!! Obrigada por tudo!! bjusss

    ResponderExcluir
  3. Que legal seu blog...sempre tive vontade de conhecer mais sobre o Budismo, mas nunca soube onde procurar informações a respeito...tb não conheço ninguém q siga essa filosofia. Será q vc podia contar com mais detalhes como "encontrou" o Budismo? Tem algum livro introdutório ou material q vc tenha lido q possa indicar?? Valeu!! Boa sorte com o blog!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, vc mora onde? Me mande um e-mail a.dri.anna.bsb@gmail.com, para conversarmos. Eu fui apresentada ao budismo por uma amiga budista, mas a busca pode partir de você, sem problemas. Preciso saber onde vc mora para poder te indicar um bloco budista. Que bom que gostou. Seu comentário me incentivou a continuar, porque o propósito do blog é esse mesmo: propagar essa filosofia que leva à felicidade.
      Abraços
      Adriana

      Excluir
    2. Moro em Salvador...vou te passar o e-mail!!

      Excluir