quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Gohonzon na minha casa!

Estou de férias e passeando por vários lugares: alguns dias na casa da minha irmã, outros na casa da minha mãe e hoje viajo para passar alguns outros dias na casa do meu irmão. E encerro minhas férias com 4 dias em Morro de São Paulo, na Bahia. Hoje, pela logística dessas viagens todas, estou em casa.

Durante esses dias que passei fora, pouco mais de uma semana, foi bem difícil continuar praticando. Recitei NAM-MYOHO-RENGUE-KYO e fiz o Gongyo apenas uma vez. Mesmo assim, procurei me manter em sintonia com a Lei Mística e, às vezes, no decorrer do dia, recitava o Daimoku mentalmente.

Hoje, em casa, sentei-me à frente do Gohonzon como quem sentiu saudades! Desde que o Gohonzon chegou à minha casa, estar em casa para mim tem outro significado. Chegar e saber que ele está aqui, à minha disposição me traz uma alegria enorme! Hoje fiz 30 minutos de Daimoku. Meu coração estava alegre desde o princípio, mesmo assim continuei. Hoje determinei algumas coisas, nenhuma voltada para mim, por assim dizer. Estou vivenciando um Estado de Alegria. Compreendo que esse é o estado mais efêmero. Mas estando nesse estado, sem nenhuma aflição, é até difícil determinar algo para alterar sua própria realidade. Assim, no meu Daimoko de hoje, orei para que eu fortaleça minha prática da fé e que eu faça chakobuku.

Nem sempre é fácil a prática do Daimoku. Ter disciplina e determinação, principalmente quando tudo está ocorrendo muito bem na sua vida. E no meu caso, ainda mais estando fora de casa e distante do Gohonzon. Estive consciente da minha falta com a prática. Mas isso não me faz desistir!

Meus princípios estão conectados com a Lei Mística. Isso não quer dizer que eu seja perfeita e não cometa erros. Mas procuro todos os dias observar meus atos e atitudes e avaliar onde estou trazendo má sorte para minha vida e onde posso melhorar.

Hoje pela manhã, estudei sobre os Dez Estados de Vida. Ainda vou ter que estudar muito mais até mesmo para poder postar aqui o meu aprendizado sobre isso. Só gostaria de compartilhar que a cada vez que conheço mais dessa religião (ou filosofia, como alguns podem chamar) de Nitiren Daishonin, tenho a certeza que estou encontrando as respostas para as dúvidas que sempre tive. Aliás, hoje aprendi que esse é o Estado de Absorção, quando você compreende algumas verdades por si próprio, sem necessariamente ser por meio de um ensinamento budista.

Com isso em mente, me despeço e espero que vocês tenham apreciado mais este compartilhar de aprendizado budista!

Até logo!

Um comentário:

  1. Oi, Dri, moro em uma cidade próxima do Morro de São Paulo. Estava pesquisando como fazer determinações diante do Gohonzon e deparei-mecom sua página... Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir