segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Concentrar-se no seu próprio desenvolvimento!

Minha cunhada tem uma característica que eu admiro muito: nunca falar mal de ninguém! Desde que a conheci, na escadaria da União Universitária da UFSM (antes mesmo de meu irmão a conhecer), nunca a ouvi falar absolutamente mal de ninguém. Ao contrário, mesmo que alguém fale de outra pessoa na sua frente, ela irá se abster de comentar ou falará de algum ponto positivo dessa pessoa.

E isso me remete à minha primeira reunião do Bloco, no dia que recebi as Doze decisões diárias do Presidente Ikeda. E uma das decisões que mais me chamou a atenção foi a 9ª: "Concentrar-se sinceramente no desenvolvimento de si próprio a ponto de não ter tempo para apontar as falhas dos outros".

Essa é uma decisão que quero para mim. Mas, ao contrário do que ocorre com minha cunhada, para mim, isso não é tarefa fácil. Costumo ser muito crítica comigo e com os outros. Antes, eu criticava sem me dar conta de como isso não acrescentava nada à minha vida.

Agora, penso eu, já consegui evoluir. Nos dias em que saio de casa com essa decisão em mente, consigo me abster quando algum comentário vazio (de crítica ou de sátira) se forma em minha mente, nas conversas tão comuns no trabalho.

Mas hoje estou triste comigo mesma. Não consegui por em prática essa decisão. Me deixei levar e um comentário puxou outro e mais outro e outro. Tanto que parei e falei para a minha colega: "Nossa, quanta má sorte estou acumulando hoje!" Ela, sem entender muita coisa, me perguntou "Como assim?". Foi então que a decisão nº 9 voltou a se materializar na minha mente e eu disse: "Sou budista. Acredito na lei da causa e efeito. O que eu fiz agora, foi causa ruim, apontar os pontos fracos, as falhas, os erros de outra pessoa. Isso não vai modificar positivamente minha vida". E falei para ela a nona decisão "Concentrar-se sinceramente no desenvolvimento de si próprio a ponto de não ter tempo de apontar as falhas dos outros".

Sinto vergonha de escrever isso aqui. Mas sou humana e estou aprendendo. Depois que me lembrei (sim, lembrei, porque eu havia esquecido), não mais abri minha boca para palavras ruins. E já de manhã havia decidido que escreveria sobre isso aqui no blog.

Talvez agora, não esqueça mais disso. Assumo aqui o compromisso de adotar uma nova postura e espero poder compartilhar aqui essa minha conquista e talvez possa admirar em mim o que admiro tanto em minha cunhada :)

Uma boa noite a todos!!

Nam-myoho-rengue-kyo Nam-myoho-rengue-kyo Nam-myoho-rengue-kyo*

* Sinificado oficial: A Lei suprema ou realidade que permeia todos os fenômenos do Universo. E é também a invocação do Daimoku do Budismo Nitiren. Fonte: Glossário - Os Escritos de Nitiren Daishonin (site BSGI)

* Significado que aprendi como os amigos do Bloco: ao recitar Nam-myoho-rengue-kyo (ou fazendo o daimoko), estou dedicando minha vida à Lei de Causa e Efeito para transformar meu destino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário